"5-Façam uma descrição sucinta de redes wi-fi, wi-mash, wimax. Citem exemplos de aplicações."
Wi-Fi (abreviação de Wireless Fidelity). A nomenclatura é atribuída a um conjunto de equipamentos que permitem estabelecer uma rede local sem fio (também conhecida como WLAN, do inglês Wireless Local Area Network).Inicialmente criado para permitir que aparelhos sem fio se comunicassem com redes conectadas por cabos, atualmente o Wi-Fi é utilizado principalmente para possibilitar o acesso desses mesmos equipamentos à internet. A tecnologia também permite a comunicação entre desktops, eliminando o quebra-quebra de paredes para conectar os computadores.
Um típico roteador Wi-Fi permite a cobertura de um raio de 45 metros em ambiente interno e 90 metros em área externa. Mas é possível criar redes de múltiplos pontos para garantir uma área de cobertura maior (conhecidas como Wireless Mesh Networks). É também a tecnologia Wi-Fi que permite o acesso à internet sem fio em locais públicos – chamados de hotspots – como cibercafés, aeroportos, hotéis e etc.
Os padrões atualmente homologados são 802.11a, que opera na freqüência de 5 GHz e atinge velocidade de 54 Mbps (megabits por segundo); 802.11b, que tem velocidade de 11 Mbps e opera na freqüência de 2,4 GHz; e 802.11g, que também opera em 2,4 GHz, mas tem velocidade de 54 Mbps.
WiMax vem de Worldwide Interoperability for Microwave Access (Interoperabilidade mundial para acesso de microondas). O nome é a "máscara" da definição técnica da norma 802.16a, um novo padrão sem fio que foi aprovado em janeiro do ano passado no WiMax Forum, que reuniu mais de 60 companhias do setor.
Hoje, o padrão para Internet semfio móvel é o Wi-Fi, que se resume no seguinte: uma rede de antenas irradia o sinal e os equipamentos com esta tecnologia que se encontrem dentro do raio de ação das antenas de Wi-Fi (chamadas "hotspots") podem se conectar à Internet, sem fio, a uma taxa de transferência de banda larga (a máxima permitida por esse sistema é de 54 Mbps).
Mesh são "redes em malha sem fio auto-configuráveis que interconectam um conjunto de nós fixos capazes de rotear pacotes entre si". Geralmente os nós e roteadores de redes WiMesh utilizam a tecnologia 802.11 em modo Ad-hoc, onde os nós de acesso se comunicam sem a necessidade de um AP central controlando toda a comunicação, criando asim uma malha de dados sem fio com custo de